terça-feira, 3 de abril de 2007

Vila do Rei abandona Comunidade Urbana do Médio Tejo

A presidente de Câmara Municipal de Vila do Rei enviou à COMURB um ofício com o seguinte conteúdo:

“Considerando as alterações legislativas previstas no âmbito do ordenamento do território nacional.

Considerando os diminutos benefícios da integração deste município na Comunidade Urbana.

Considerando a reunião tida com o Presidente da CCDR-Centro no dia 24 de Setembro de 2006, em que foi transmitido que os municípios de Vila de Rei e Mação não poderiam beneficiar de qualquer financiamento comunitário proveniente do QREN através da Comunidade Urbana.

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Vila de Rei aprovaram por unanimidade a desvinculação deste município da Comunidade Urbana do Médio Tejo.

Com efeito, considerando os escassos benefícios da integração deste município na Comunidade, e dado que esta autarquia já disponibilizou um grande volume de verbas para essa Comunidade pelo que se comunica que este município não tem intenções de proceder a qualquer transferência pecuniária para a Comunidade Urbana.”

Será o fim do modelo de Comunidades Urbanas, concebido pelo PSD, para travar as reivindicações crescentes de uma regionalização necessária e contemplada na constituição da Republica?
Que legislação está a preparar o actual Governo sobre esta matéria? Uma coisa é certa: há um tique governativo pendente para a centralização e desvalorização das políticas locais.
Onde vai ser integrado o Concelho de Ourém, se continuarem a funcionar
as Comunidade Urbanas existentes?