sábado, 28 de abril de 2012




DECLARAÇÃO sobre o Relatório de Contas do Município de Entroncamento


Não nos vamos prenunciar sobre a análise dos números, isso está no Relatório de Contas e no documento da DGAL – Ficha do Município do 4.º Trimestre de 2011. Faremos uma apreciação política da situação financeira e da nossa visão para o futuro.

O retrato das contas entregues, e a sessão solene do 25 de Abril deixou-nos aterrorizados: O rumo é o de declínio económico do concelho, do retrocesso social, do retorno à caridadezinha da “sopa dos pobres”, da negação da dignidade, para camadas crescentes dos nossos munícipes e do descalabro financeiro da autarquia. O PS deixou um role de dívidas no município e o PSD submergiu-nos com mais do mesmo, com a agravante dos governos não cumprirem com a lei das finanças locais, e concomitantemente o município aceitar coercivamente ou voluntariamente competências ruinosas para as suas finanças, a que acrescem as muitas obras de fachada e opulência. Um rumo de desastre que a propaganda deste executivo camarário não ilude.

A repetida e estafada culpabilização das crises nacionais, internacionais,… das crises globais até aos confins da Patagónia levaram-nos por manifesta incapacidade, falta de estratégia, limitação dos actores decorrente dos seus conceitos ideológicos a políticas erradas a uma dívida de cerca de 17 milhões de euros, muito superior ao conjunto das receitas anuais 15 milhões de euros, um prazo médio de pagamento muito para além do aceitável, média de 5 memses, e uma dependência crónica, errada e nefasta, da actividade do sector da construção. A dívida de curto prazo acareta prejuízos enormes aos fornecedores e dificuldade a actividade das actividade económicas e sociais. Alguns dirão que os nossos vizinhos da Barquinha, Golegã estão pior – desculpas, de quem tem diariamente os fornecedores a pressionar a tesouraria…. Com o mal dos outros podemos nós!

Uma evolução desastrosa que – para lá da propaganda e do deixa andar, de há décadas, tão característico e enraizado nesta Câmara, todos os dias conhece novos desenvolvimentos e comprovação como o atesta, entre outras, o buraco dos protocolos das escolas.

Em todas as sessões desta assembleia o executivo camarário dá notícias. Más, o endividamento e a hipoteca do futuro do município.

Tudo isto a evidenciar a necessidade imperiosa de uma ruptura com esta política de desastre concelhio e a sua substituição por uma política local de esquerda, ao serviço dos interesses dos entroncamentenses.

Mostra a realidade que as nossas preocupações, os nossos avisos, de anos, estão agora infelizmente patentes no declínio económico do concelho, no colapso social do conselho e no descontrolo das contas do município.

A solução para os problemas do Concelho, a salvaguarda do futuro exige uma política contrária à que está a ser executada.

É imperiosa a adopção de uma política virada para o crescimento económico local, de criação de riqueza e emprego tendo como eixos essenciais a defesa e valorização das actividades locais, a diversificação das actividades económicas e sócias e a redução da dependência de receitas do município de sectores muito sujeitos às crises cíclicas como é o caso da construção civil. A par dum efectivo apoio às micro e PME, com estratégia, planeamento municipais, acompanhamento e aconselhamento. É imperiosa uma política activa local de captação de investimentos com efeitos multiplicadores na economia do concelho. É imperioso o fim do ruinoso processo de privatizações/concessões (estacionamento, águas,…) e a adopção de medidas com vista a assegurar o efectivo controlo municipal sobre as águas que são das nossas populações e que garanta a segurança e a qualidade nos serviços e as receitas ao município de dinheiro vivo que evitem empréstimos onerosos de curto prazo.

O Concelho não está condenado ao declínio económico e social e ao crescente indevidamente.


Com os princípios do Poder Local Democráticos e políticas de esquerda, a luta de carácter municipalista pela autonomia e o comprimento constitucional da Lei das Finanças locais relançaremos o concelho na senda do desenvolvimento e da prosperidade!

Só assim evitaremos o colapso das finanças do município!



Os Eleitos da CDU na AM de Entroncamento

2012-04-28