domingo, 5 de abril de 2009

Obama o Novo Falcão

Obama referiu-se ao lançamento esta madrugada de um míssil norte-coreano, que qualificou como «um acto provocador». Um País soberano desde quando não pode desenvolver um projecto de colocação de satélites em órbita terrestre e ter o seu próprio programa espacial?
Para o presidente norte-americano este é um exemplo que mostra a necessidade de se estabelecer uma fiscalização apertada e aplicação forte de sanções quando as regras de não proliferação nuclear são violadas.

Mas quem está preocupado com quem?

Os únicos a utilizar armas nucleares contra populações indefesas foram os militaristas norte-americanos, que mataram indiscriminadamente centenas de milhares de pessoas em Nagazaki e Hiroshima, para forçarem a rendição do Japão aos EUA. Aliás cada vez que pensamos nos imoderados que detêm os comandos dessas armas: Bush, Obama, presidente do Paquistão, presidente de Israel, etc… ficamos apreensivos e inseguros.

As autoridades norte-coreanas afirmam que apenas colocam na órbita terrestre satélites, numa iniciativa «totalmente pacífica», aplicando o programa espacial desse país. Não temos que duvidar pois os coreanos do norte não consta que tenham invadido países indefesos. Já os EUA, Israel e outros que tais, armados até aos dentes, invadiram Granada, Jugoslávia, Kosovo, Líbano, Egipto, Somália, Afeganistão, Iraque, Síria (montes Golan), Vietnam, Coreia do Sul, Laos, Panama, El Salvador, Siria, Palestina, Gaza, etc…

No entanto, as superpotências in crisis acusam Pyongyang de ter lançado um "míssil balístico de longo e alcance” (sim, com alcance para se libertar da gravidade terrestre e é claro alguns andares do foguetão cairam quilómetros mar dentro) e convocaram a ONU a reunir esta tarde, de emergência para debater o assunto. A Rússia e a China já declararam as atitudes dos intervencionistas bélicos como desproporcionadas e de pouco tino.

Esta é pura ficção armamentista de quem pretende esconder problemas muito mais graves relacionados com dois desastres sucessivos: o Encontro do G20, sem soluções para barrar a derrocada do sistema, e a derrota do sonho belicista de Obama na NATO, querer “todos em força para o Afeganistão”. Tendo in extremis obtido apoios de alguns lacaios com os envios de pequenos reforços (já ninguém acredita! Aquilo vai acabar mal, sempre foi asim desde Alexandre o Grande...). Os “Socialistas” portugueses, a esquerda convertida a barbárie neoliberal, já deram de mão beijada o apoio a mais uma charada Yanki… Como dizia Salgueiro Maia: “O estado a que isto chegou”?!

Esperamos que as frustações não recaiam sobre mais inocêntes no Iraque, no irão, no Afganistão, na Coreia ou noutro qualquer lugar...

A propositos de Direitos Humanos para quando a libertação das centenas de presos políticos nos Estados Unidos e o Encerramento e devolução de Guantanamo, território ocupado de Cuba?