terça-feira, 22 de maio de 2007

Autoritarismo em Alpiarça

O concelho de Alpiarça está a viver momentos de autoritarismo campónio ao negar aos seus munícipes um direito de cidadania que é de expor assuntos nas reuniões públicas da assembleia municipal. O excesso anti-democrático, dos autarcas do PS, exarado no regimento da assembleia, já, reprovado pelo Provedor de Justiça Nascimento Rodrigues que escreve “durante o período de intervenção aberto ao público, qualquer cidadão pode solicitar esclarecimentos que entender respeitante à ordem de trabalhos da sessão”. O art.º 26 do referido regulamento vai muito para além da Lei geral que regula esta matéria.
O debate sobre o assunto, na última sessão da assembleia, azedou com as forças políticas da oposição a culparem a presidente da assembleia e a bancada do PS de tencionar amordaçar a boca à população de Alpiarça. João Osório da CDU disse: “Deviam ter vergonha. Nunca pensei que os eleitos do PS viessem para esta assembleia com esta postura, tão anti-democrática e completamente irracional, com uma vocação tão clara de silenciar qualquer sinal de protesto da população”.
Ex-líbris de Alpiarça “A Melhor Casta” do escultor Armando Ferreira. Também se poderia chamar de “Luta do Novo contra o Velho”