sábado, 19 de maio de 2007

CULT anula concurso e avança com Águas do Ribatejo sem privado


Depois da traição da Câmara Municipal de Santarém aos seus pares a Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo (CULT) decidiu anular o concurso público internacional destinado a explorar as redes de saneamento e de águas dos municípios integrantes.
A CULT aprovou, ainda, uma nova proposta destinada à criação de uma empresa com capitais exclusivamente municipais. Integrados no projecto estão 7 municípios ficando de fora Santarém e Cartaxo. A direcção da CULT reiterou ainda a sua forte posição de não renunciar aos 28 milhões de euros dos Fundos de Coesão já autorizados pela União Europeia e dirigidos a investimentos na área do saneamento básico que abarcam os nove municípios iniciais.
Os autarcas do Cartaxo e Santarém, sob a batuta Moita Flores, depois de traírem os concelhos vizinhos, terão de assumir as suas responsabilidades pelo facto de deixarem os seus municípios sem financiamentos para áreas de extrema carência. Não vai deixar de ser pedida a devida compensação, ao concelho de Santarém, por este ter desencadeado o processo de desmembramento da parceria e o abandono dos compromissos assumidos. O caso é sério e vai ficar muito pesado para os esclabitanos. Mas como nem tudo é mau, a solução encontrada para resolver a crise, com os sete municípios, é a melhor.