terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Estudo de Ordenamento do Trânsito para a Zona Norte do Entroncamento - Altinho (atrás dos quartéis) não pode ficar isolado


David Ribeiro e Manuel Nazaré Luís eleitos pela CDU, respectivamente secretário da Junta e membro da Assembleia de Freguesia de N. S. de Fátima, participaram numa reunião sobre o Estudo de Ordenamento do Trânsito para a Zona Norte do Entroncamento que decorreu na Sala de Sessões da CME em 11.01.2007. A iniciativa visou esclarecer os autarcas sobre o novo figurino de ordenamento do trânsito na zona norte do concelho. A reunião foi pedida pela a Assembleia de Freguesia de N.ª S. Fátima à Câmara Municipal e estiveram presentes: o especialista que elaborou o Estudo, as forças políticas representadas na assembleia de freguesia, o executivo de freguesia e os responsáveis da câmara.

No debate o presidente de câmara foi receptivo às diversas sugestões apresentadas pela CDU, das quais se destacam três relativas ao Altinho, visando quebrar o isolamento decorrente das limitações a introduzir na rua Elias Garcia/trânsito num só sentido:
  • Alcatroamento da “rua dos quartéis”, no Altinho;
  • Três passadeiras na rua Elias Garcia;
  • Transportes públicos.

Os representantes da Coligação Democrática e Unitária colocaram outras questões e preocupações: a passagem de nível da Linha de Leste, o abandono da rotunda de S. António e outras. David Ribeiro preconizou uma saída por detrás dos quartéis e uma pequena rotunda nos “11 Unidos” - medidas defendidas já há muito pela CDU.
O Engenheiro que elaborou o Estudo informou que a limitação dos sentidos irá facilitar os fluxos circulatórios, disponibilizar mais espaço para passeios e estacionamento, hoje, muito deficitário.

Recordamos que este Estudo, com cerca de 5 anos, tardou demasiado a ser aprovado. A anulação da rotunda do S. António, prevista numa primeira fase, veio colocar a necessidade de alterações profundas.

Achamos que a sua implementação deve ser flexível e ir de encontro ás sugestões da população a par e passo com a alteração da sinalização.

Relembramos, ainda, que este Estudo na sua forma final, foi aprovado em reunião de câmara em meados do ano passado com o voto contra do Bloco de Esquerda, justificado com a não resolução do problema de estacionamento.